Notícias

1ª MOSTRA GIRARTE - Arte em toda Parte

 

Com um sólido histórico ao priorizar a democratização cultural, a promoção social e ao realizar um efetivo diálogo entre comunidades, escolas, arte e educação, o Projeto Girarte encerra o ano de 2017 anunciando sua 1ª Mostra que movimentará com muita dança o município de Cataguases-MG no ano de 2018.

Após visitar mais de 65 escolas dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o “Grupo de Pesquisa Girarte” (Grupo executor do Projeto Girarte) observou que muitos discentes apresentam grande aptidão artística, e como forma de ressaltar e identificar diferentes talentos embarca neste mais novo desafio. O objetivo principal da “Mostra” é utilizar a Dança como ferramenta capaz de reforçar a autoestima dos discentes participantes, apresentando as manifestações artísticas como meios expressivos, possíveis e acessíveis de trabalhar a valorização social, democratização cultural e maneira criativa de contribuir com a reflexão e construção de pensamentos críticos perante complicadores sociais. O intuito é que cada participante seja motivo de orgulho para si próprio e para toda sua família, comunidade e toda população, ao superar seus desafios pessoais e se colocar a prova sentindo no palco o prazer e responsabilidade de ser um artista e principal responsável pela obra apresentada. Desta forma queremos alimentar sonhos e talentos, que desejam e conseguem identificar a dança como um movimento na vida, indo muito além do entretenimento.

A Mostra não tem como foco principal a competitividade, todos os participantes devem ser convidados a experimentar seus corpos de uma maneira diferenciada e criativa, ressaltando o envolvimento do participante com a sua dança. Usufruindo de um moderno meio de votação, queremos estimular a capacidade que cada participante possui de conseguir potencializar seu relacionamento com sua comunidade e comunicação com o mundo, pois os destaques da “Mostra” que receberão premiações, não serão definidos diretamente pelos jurados, e sim pela população via participação em plataformas online, quebrando barreiras geográficas e podendo fazer este trabalho reverberar de forma ampla, indo muito além dos limites de nossa cidade. Agregando sentido ao tema norteador desta “Mostra” que se resume na palavra “Democracia”.

Para realização deste grande evento o projeto conta com patrocínio do Grupo Bauminas via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio da Fundação Simão José Silva, Casa de Cultura Simão, Energisa e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho. Ressaltando ainda as parcerias com a Prefeitura Municipal de Cataguases, que através de suas secretarias de Cultura e Turismo, Assistência Social, Educação e Secretaria de Esportes, serão grandes suportes na mobilização de nossas ações da “Mostra” junto às escolas e intervenções no meio urbano, destacando o Pró-Vida Cataguases como importante articulador neste movimento.

Todas as escolas inscritas e confirmadas suas apresentações, receberão no ambiente escolar a visita de bailarinos profissionais (Carlos Gonçalves, David Peixoto, Deliana Domingues, Tatiane Dias e Lidiane Matias) que irão realizar o trabalho de consultores artísticos, orientando os discentes participantes, cuidando e motivando os mesmos a se experimentarem das mais variadas formas em suas propostas, prestando suporte motivacional, sanando dúvidas, indicando possibilidades a serem utilizadas, respeitando o limite criativo, onde os discentes deverão ser preservados como criadores de seu próprio trabalho. Toda proposta da 1ª MOSTRA GIRARTE-ARTE EM TODA PARTE reafirma também, a importância da presença de manifestações artísticas dentro do ambiente escolar, viabilizando outras vias de comunicação e expressão de sentimentos e ideias, um espaço onde o individuo pode se organizar com toda sua particularidade, e de forma mais ampla partilhar seus receios e desejos. Como já dizia Martha Graham uma grande mestre e revolucionária da dança moderna "O corpo diz o que as palavras não podem dizer", então vamos gerar diferentes espaços para o corpo falar.

Baixe aqui o Regulamento

Baixe aqui o Termo de Participação